Depressão 2017-05-30T16:35:49+00:00

DEPRESSÃO

Na maioria dos casos e em muitos aspectos o desenvolvimento de uma depressão depende da vulnerabilidade biológica de cada um de nós e da personalidade.

Considera-se que a depressão caracteriza-se por uma tríade de sintomas associados: humor deprimido, apatia e fadiga.

O risco para o aparecimento de transtornos depressivos durante a vida tem variado entre 10 a 25% para as mulheres e de 5 a 12% para os homens.

Na Reprodução Assistida a depressão reactiva poderá surgir mediante uma causa exterior, surge como forma de resposta a situações reais, perante acontecimentos e/ou factos desagradáveis, circunstâncias negativas, frustrações e perdas.

Por vezes confunde-se depressão com tristeza e estados depressivos, não sendo a mesma coisa. A depressão trata-se a tristeza combate-se.

Na Infertilidade muitas vezes a depressão apresenta-se apenas como um estado depressivo (transitório) adjacente a características como a alteração de humor, sentimentos de auto-desvalorização, estados de desânimo, existindo sentimentos de mal-estar, inibição mental, tristeza, inibição do impulso vital, dificuldades em estabelecer e manter relações afectivas muito profundas e pensamentos de desadequação, medo, vergonha e culpa.

Além destes sintomas poderão ocorrer sintomas associados, designados por ansiedade, stress, transtornos de personalidade, perturbações físicas.