Como Funciona 2017-05-31T13:57:30+00:00

COMO FUNCIONA

Como Funciona o Programa?

A PsicoFértil propõe oferecer um serviço de excelência em Apoio Psicológico, seguindo um Programa que integra um protocolo de intervenção psicológica especializada em Infertilidade.

O Programa pretende identificar e avaliar o momento de crise que o casal atravessa, trabalhando os problemas e a angústia sentida através da intervenção especializada em sessões, nas quais os pares são submetidos a uma avaliação individualizada e aplicabilidade de técnicas cognitivas que permitam reajustar o equilíbrio PsicoNeuroImunológico, de forma a minimizar o impacto da vivência da infertilidade, combatendo a ansiedade, stress e melhorando a comunicação com a sua família e suporte social.

Mente

Sistema Imunológico

Sistema Endócrino

Acreditamos que uma atitude positiva poderá corrigir o impacto negativo da infertilidade e suas implicações na qualidade de vida do casal, ao longo do processo, aumentando a taxa de sucesso no tratamento.

O Programa é direcionado:

Ao casal que planeia uma gravidez;

À mulher que quer engravidar e não consegue;

Ao casal que irá iniciar tratamentos;

Ao casal que já iniciou tratamento e ainda não obteve sucesso;

O Programa apresentado pela PsicoFértil integra várias sessões: numa primeira fase, a 1ª. Consulta tem uma duração média de 1h e consiste num procedimento comum de triagem, na qual é estabelecido um primeiro contacto com o intuito de compreender o principal motivo da consulta e a existência ou não de patologia diagnosticada.

Posteriormente numa segunda fase, as consultas de seguimento integram uma metodologia específica, através do protocolo PsicoFértil numa breve abordagem psicoterapêutica, tendo como objectivo o seguimento e a reavaliação do desajuste emocional por parte do casal ou individual, averiguando o progresso do paciente e se necessário reajustar o acompanhamento psicológico e planeamento do programa adequado às necessidades do casal.

O programa PsicoFértil pretende ajudar o casal a desenvolver competências e a criar estratégias, para que de melhor forma consiga gerir o desajuste emocional que vivência face ao seu problema.

Através de uma intervenção especializada, propõe-se diminuir sofrimento psíquico, ajudando o casal a desenvolver e a gerir estratégias que lhes permitam restabelecer o equilíbrio e enfrentar com maior segurança as dificuldades encontradas ao longo dos ciclos de tratamento.

 

Realiza-se em:

Consulta Individual / Casal

Os Principais Objectivos são:

  • A partilha e aprendizagem de estratégias face à gestão do impacto psicológico da Infertilidade e dos tratamentos;
  • Reduzir sintomas físicos de Ansiedade, Stress e Depressão;
  • A Promoção de uma comunicação eficaz;
  • Expressão e Regulação emocional;
  • Avaliação emocional sobre as influências do stress, alimentação que se encontram associados à infertilidade;
  • Compreender como as emoções influenciam o nosso equilíbrio hormonal e de como isso afecta a fertilidade;
  • Saber identificar e saber mudar hábitos de vida que podem ter um impacto negativo na fertilidade;
  • Dessensibilização sobre crenças, fobias e medos paralelos a problemas que possam surgir;
  • Promover a decisão justa na tomada de decisões;
  • Revisão de metas pessoais;
  • Esclarecimentos e localização de informação;
  • Informações sobre o tratamento em geral e suas etapas;