Programa

Home/Programa
Programa 2017-05-26T10:06:24+00:00

Programa PsicoFértil

A Infertilidade é um acontecimento de vida gerador de stress que muitas vezes constitui uma crise no projecto de vida, com um impacto profundo em ambos os elementos do casal, surgindo frequentemente sintomas de stress, ansiedade e depressão.

Apesar das diferenciadas metodologias utilizadas na intervenção psicológica na Reprodução Assistida o objectivo básico de qualquer uma delas é assegurar a compreensão de todas as opções de tratamento e suas fases, receber apoio emocional, e adquirir formas saudáveis de lidar com as consequências da experiência da infertilidade, aliviando os sintomas já existentes.

Para ajudar a enfrentar melhor a crise vital vivenciada por estes casais que recorrem às consultas de infertilidade e para garantir o maior equilíbrio emocional, a PsicoFértil apresenta uma metodologia de intervenção adequada na área da infertilidade.

Este modelo de intervenção proposta pela PsicoFértil poderá ser direccionada ao casal ou individualmente, focando-se no objectivo da prevenção quanto ao aparecimento de desordens psicossomáticas, mantendo uma maior esperança e optimismo no tratamento, ajudando os casais a alcançarem com êxito os seus objectivos pessoais: serem pais.

Para facilitar o acesso de todos os casais a um serviço de aconselhamento a PsicoFértil propõe o apoio psicológico em Infertilidade, através da implementação de um programa que sugere um modelo de intervenção psicológica com metodologias e técnicas específicas, ajustado às necessidades do casal, privilegiando a sua qualidade de vida.

Em resposta às dificuldades sentidas, vivenciadas e enfrentadas em busca da fertilidade, este programa propõe atender as necessidades psicoemocionais daqueles que desejam tornarem-se pais, porém sem sucesso até ao momento.

O programa apresentado pela PsicoFértil encontra-se assente na resiliência individual sobre a diferente forma de lidar com a infertilidade e de como a mesma é sentida pelos casais.

Através da intervenção psicológica proposta pela PsicoFértil, os casais sentem-se mais compreendidos, apoiados e seguros desenvolvendo uma atitude mais positiva e equilibrada perante todo o processo de tratamento, promovendo maior confiança, auto-estima, ajudando a diminuírem sintomas de ansiedade, stress, angústia, culpa e depressão.

A PsicoFértil propõe oferecer um serviço de excelência em Apoio Psicológico, seguindo um Programa que integra um protocolo de intervenção psicológica especializada em Infertilidade.

 

PROGRAMA DE APOIO PSICOLÓGICO:

Realiza-se em:

Consulta Individual / Casal

Os Principais Objectivos são:

  • A Partilha e a Aprendizagem de estratégias de gestão do impacto psicológico da Infertilidade e dos tratamentos;
  • Reduzir sintomas físicos de Ansiedade, Stress e Depressão;
  • A Promoção de uma comunicação eficaz;
  • Expressão e Regulação emocional;
  • Aprender a descobrir mais sobre as influências do stress, alimentação e factores psicológicos que estão associados à infertilidade;
  • Compreender como as emoções influenciam o nosso equilíbrio hormonal e de como isso afecta a fertilidade;
  • Saber identificar e saber mudar hábitos de vida que podem ter um impacto negativo na fertilidade;
  • Dessensibilização sobre crenças, fobias e medos paralelos a problemas que possam surgir;
  • Promover a decisão justa na tomada de decisões;
  • Revisão de metas pessoais;
  • Esclarecimentos e localização de informação;
  • Informações sobre o tratamento em geral e suas etapas;