O que Fazemos 2017-07-25T10:08:19+00:00

O QUE FAZEMOS

Actualmente é amplamente reconhecido de que os problemas relacionados e expostos pelos casais que vivenciam a infertilidade encontram-se confinados a um momento de crise do casal, stressante e gerador de grande desadequação emocional, cognitiva e neuroimunológica, sendo que todos estes dados confirmam a necessidade de uma abordagem especializada e multidisciplinar para garantir o acolhimento adequado dos casais tendo em vista o êxito dos tratamentos em Reprodução Assistida.

A Medicina em Reprodução Assistida apoiada pelos mais recentes avanços da ciência, proporciona um conjunto de respostas, possibilitando aos casais a concretização do desejo de serem pais.

Assim a PsicoFértil abraça um projecto de pesquisa e investigação actualizada, lançando um Programa de Intervenção e Apoio Psicológico especializado em Infertilidade.

A implementação de um protocolo com metodologia especializada, adequada e orientada para resultados, a todos os casais, faz todo o sentido quando estabelecida num local acolhedor, garantindo o conforto e a atenção que o casal merece.

Para além do êxito biológico num trabalho em parceria com o tratamento médico, a PsicoFértil não só procura estar orientada para uma abordagem breve e/ou pontual, prevendo o cumprimento de cinco passos: abordar, aconselhar, avaliar, ajudar e acompanhar, como actua através de medidas de intervenção especializada, diminuindo sofrimento psíquico, ajudando o casal a desenvolver e a gerir estratégias que lhes permita restabelecer o equilíbrio e enfrentar com maior segurança as dificuldades encontradas ao longo dos tratamentos.

Trabalhamos para garantir o apoio psicológico necessário para que o casal adquira e restabeleça melhor a sua gestão emocional aos longos dos ciclos de tratamento a que se propõem, desenvolvendo atitudes mais positivas e equilibradas face ao auto-controlo e à sua auto-estima.

Acreditamos nos benefícios existentes quanto à articulação entre o papel do psicólogo e uma equipa multidisciplinar destinada a ajudar o casal que procura tratamentos de infertilidade, sendo que a colaboração da psicofértil integrada na Área da Saúde da Mulher, antes, durante e pós-parto assume-se igualmente como uma mais-valia face ao atendimento e melhoria no saber cuidar de todos os que nos procuram.