Licopene, um anti-oxidante natural presente nos melões, nas uvas, nos tomates e em alguns mariscos aumenta a fertilidade masculina, segundo foi revelado num estudo conduzido pelo Instituto Indiano de Ciências Médicas.

Os investigadores Rajeev Kumar e N.P seleccionaram para este estudo 30 homens estéreis com idades compreendidas entre os 23 e os 45 anos.

Administraram a estes homens 2 miligramas de Licopene por via oral, duas vezes por dia durante 3 meses, avaliando de seguida a concentração, actividade e morfologia dos seus espermatozóides.

Segundo estes cientistas, em 20 elementos deste grupo o número de espermatozóides aumentou significativamente, 63% revelaram melhoria da morfologia e cerca de 75% apresentaram um aumento da actividade dos espermatozóides.

Os investigadores revelaram que após este estudo, 6 destes homens conseguiram finalmente serem pais.

A terapêutica com Licopene por via oral parece assim ser eficaz no tratamento da infertilidade masculina de causa desconhecida, contudo serão ainda necessários estudos mais alargados para apurar a real eficácia e a dose ideal desta substância.