Pessoas nervosas têm um sistema imunitário mais fraco.

Também o Stress pode reduzir a resposta imunitária…

A nossa capacidade de defesa aos microrganismos patológicos não depende só da nossa condição física. A nossa personalidade interfere muito com o nosso sistema imunitário, assim ficou provado através de um estudo realizado na Universidade de Pittsburgh (EUA). Dos 84 voluntários que receberam a vacina contra a Hepatite B. 5 meses após a administração da 2ª dose (de um total de 3) foram recolhidas amostras sanguíneas e realizados testes de personalidade (Health Psychology, 20, 2001, 4).

Como estudos anteriores tinham implicado personalidades “neuróticas” como sofrendo mais frequentemente de doenças, os investigadores deram especial ênfase a estas pessoas.

Posteriormente foi avaliada a resposta imunitária conferida pela vacina e a respectiva personalidade. A conclusão: nos voluntários com uma personalidade “neurótica” o número de anti-corpos era inferior, comparando com os restantes elementos do grupo.

E será que o stress influência o sistema imunológico? Para responder a esta pergunta os cientistas, pediram ao grupo de voluntários que, após receberem a 3ª dose da vacina para o Hepatite B, fizessem um discurso público, perante câmaras de televisão. Antes e após esta situação de stress foram colhidas amostras de sangue, e novamente verificou-se que, nos indivíduos classificados com tendo uma personalidade “neurótica” a resposta imunitária foi claramente inferior aos outros elementos do grupo de estudo.

“Este estudo é o primeiro a demonstrar que diferenças de personalidade e situações de stress, podem influenciar o sistema imunitário de uma forma clinicamente relevante”, afirmou a responsável do estudo Dr.ª Anna L. Marsland.

Fonte: Aerztezeitung.de