Ouvir a voz da mãe reduz o stress nas mulheres

O simples facto de ouvir a voz da mãe pelo telefone reduz os níveis de stress provocados pela hormona cortisol tanto quanto o contacto presencial feito pelo beijo e pelo abraço, de acordo com um estudo publicado na revista “Proceedings of the Royal Society B”.

Para o estudo, a equipa da University of Wisconsin-Madison, nos EUA, liderada por Leslie Seltzer, testou um grupo de raparigas, com idades entre os 7 e os 12 anos, aumentando os seus níveis de stress ao submetê-las a uma prova de matemática perante um auditório repleto de pessoas desconhecidas.

Após esta prova de stress, um terço das meninas recebeu a visita das mães, outro terço assistiu a filmes com conteúdo emotivo neutro e o resto das raparigas falou com a mãe pelo telefone.

A resposta hormonal ao stress foi igual nas meninas que receberam os abraços das mães e nas que escutaram a voz e os conselhos maternos pelo telefone. Os níveis de ocitocina, a chamada “hormona do amor”, foram elevados, indicando que a sua libertação não depende do contacto físico, refere o comunicado de imprensa da universidade.

Neste estudo não participaram rapazes, dado que, segundo os investigadores, a gestão do stress varia de acordo com o sexo: enquanto as mulheres optam por reforçar os seus laços sociais como resposta ao stress, os homens optam por uma estratégia de fuga ou de luta física.

2017-07-07T13:45:29+00:00