Resiliência … É a arte de transformar toda energia de um problema numa solução criativa

Resiliência é a capacidade concreta de retornar ao estado natural de excelência, superando uma situação crítica.

Resiliência surgiu na física e significa a capacidade humana de superar tudo, tirando proveito dos sofrimentos, inerentes às dificuldades, é trabalhado em todas as áreas como saúde, finanças, indústria, sociologia e psicologia.

Há mais de quarenta anos a ciência tem-se interrogado sobre o facto de que certas pessoas têm a capacidade de superar as piores situações, enquanto outras ficam presas nas malhas da infelicidade e da angústia que se abateram sobre elas.

Porque é que certos indivíduos são capazes de se levantar após um grande trauma e outros permanecem no chamado fundo do poço, incapazes, sentindo que não têm mais forças para subir tomando como apoio as paredes desse poço e continuar o seu caminho?

Alguns estudos têm demonstrado algumas explicações científicas sobre esse facto. A biologia defende o ponto de vista de que cada ser humano é dotado de um potencial genético que o faz ser mais resistente que outros.

A psicologia por sua vez realça a importância das relações familiares, sobretudo na infância, responsáveis pela construção da capacidade de superar certas crises.

A resiliência é um termo oriundo da física. Trata-se da capacidade que os materiais têm de resistirem aos choques.

Esse termo passou por um deslizamento em direcção às ciências humanas e hoje representa a capacidade que um ser humano tem de sobreviver a um trauma, a resistência do individuo face às adversidades, não somente guiada por uma resistência física, mas pela visão positiva de reconstruir a sua vida, a despeito de um evento negativo, do stress, das condições e contradições sociais, que influenciam negativamente para seu retorno à vida.

Resiliência é a capacidade que o indivíduo tem de garantir sua integridade, mesmo nos momentos mais críticos.

2017-07-07T12:43:37+00:00