O Exercício melhora a resistência ao aparecimento de episódios de Ansiedade, Stress e Depressão;

Quando as mulheres sentem excessiva ansiedade e tensão causadas por factores psicológicos impostos por um estilo de vida bastante stressante ou problemas emocionais, o Sistema Nervoso Simpático é induzido a produzir uma reacção de luta ou fuga.

O exercício físico (tipo aeróbico) ajuda a libertar a tensão muscular sem prejudicar o seu relacionamento pessoal ou o próprio corpo.

O exercício melhora a oxigenação e a circulação sanguínea para os músculos e para os Sistemas orgânicos desvitalizados, facilitando o fluxo de nutrientes necessários a todo o corpo, promovendo a boa forma e ajudando a mulher a permanecer mais calma e com maior controlo das suas emoções.

O Exercício Melhora o Funcionamento do Cérebro

Para alcançar o bom funcionamento do cérebro é necessário diminuir a tensão nervosa, reduzindo também ansiedade, stress e depressão.

O exercício resulta numa melhor oxigenação e circulação sanguínea para o cérebro e Sistema Nervoso na medida em que desobstrui e dilata os vasos sanguíneos da cabeça e cérebro.

Não só o exercício regular induz progressos funcionais e cognitivos no cérebro como também altera a neuroquímica cerebral de forma positiva, através do aumento da produção de endorfinas beta, que são substâncias químicas libertadas pelas glândulas pituitárias responsáveis por alterações e disposição de ânimo.

O exercício ajuda a reduzir a ansiedade e o stress ao aumentar os níveis de produção de endorfinas beta (que aumentam após a ovulação), durante o inicio da segunda metade do ciclo menstrual.

Estudos desenvolvidos nesta área vieram demonstrar que a prática de exercícios como a aeróbica, correr, caminhar, podem aumentar até cinco vezes mais a produção do índice dos níveis de produção de endorfinas beta.

O Exercício melhora a Função Psicológica

Uma vez que a produção dos níveis de endorfinas beta tendem a elevar o estado de ânimo e assim promover o bem-estar e a qualidade de vida, o exercício pode ser encarado como um antídoto eficaz para a permanência de depressão.

Em mulheres que sofrem de maior intensidade de níveis de stress, ansiedade e depressão, queixando-se de alterações de humor que oscila entre nervosismo, irritabilidade e sintomas depressivos o exercício pode ser visto como um grande aliado na redução significativa dessa sintomatologia.

Por outro lado, o exercício pode ainda reduzir a insónia ajudando a dissipar a tensão nervosa. Após o exercício físico, o corpo e a mente tendem a acalmar sendo mais fácil para as mulheres repararem e dormirem profundamente um sono mais reparador.

A prática do auto-exercitar é considerada um outro benefício psíquico do exercício, exigindo disciplina e uma disposição para superar a resistência e a inércia, proporcionando por sua vez tremendo estímulo a auto-confiança pela sua determinação, especialmente em mulheres que sentem que não têm controlo sobre as suas emoções.

O domínio de uma habilidade física exige empenho e ao mesmo tempo fornece uma planificação para controlar com maior eficácia certos distúrbios emocionais, permitindo tratar os problemas encarando-os com maior auto-estima, auto-imagem e maiores recursos para enfrentar qualquer situação.

O Exercício melhora as Funções Fisiológicas

No caso da ansiedade, stress e depressão o exercício físico também possui um efeito benéfico ao nível dos factores fisiológicos.

O exercício ajuda a reduzir sintomas de stress muitas vezes devidos a hipoglicemia ou à ingestão exagerada de açúcar (estabilizando os níveis de açúcar no sangue), ansiedade, irritabilidade, tremores, incapacidade de concentração, condicionando a cognição.

Também ao nível da ingestão e digestão de alimentos, o exercício tem efeitos positivos, ajudando na regulação dos níveis de pressão sanguínea promovendo o equilíbrio do metabolismo do organismo.

Em geral o exercício beneficia a saúde em geral e de muitos outros Sistemas.